Você esta gostando do Blog?

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

SOS salva cachorro no Bairro Cohab


O cão Presente, que tem cerca de 20 anos, teve, na quarta-feira, parte da pata dianteira direita amputada pelo médico veterinário Marcelo Loreto. O cachorro estava em uma residência no Bairro Cohab e foi recolhido pela presidenta da SOS Animais, Waldívia Toledo, e a voluntária Lúcia Severo, depois de uma denúncia anônima. Waldívia encontrou o animal com a pata tomada de bicho-de-pé e bicheira, o que fez com que todo o local ficasse necrosado, inclusive com parte dos ossos expostos. Presente ainda estava bastante magro e com anemia.
Waldívia levou o animal aos cuidados de Loreto que explicou que, como não era possível a cicatrização da parte exposta do osso, as únicas alternativas eram a eutanásia ou a amputação na altura do rádio e ulna, deixando o animal com apenas parte da pata dianteira. Como as voluntárias se comprometeram em cuidar de Presente após a cirurgia, o médico realizou o procedimento. Por volta das 17h30min, o cão já estava recuperado da anestesia e querendo caminhar. “Ele não teve hemorragia e deve se recuperar rápido”, acredita o médico, que explicou ainda que o animal certamente estava sentindo bastante dor já que as larvas se alimentam de tecido vivo e estavam corroendo aos poucos a sua pata.
PROPRIETÁRIA - Waldívia esteve ainda na casa da proprietária de Presente, uma senhora de 64 anos, moradora do Bairro Cohab. Lá, ela encontrou mais dois cães presos por uma corrente.
Os cachorros estavam magros e com carrapatos, assim como Presente. No mesmo momento, as voluntárias aplicaram medicação contra o parasita e orientaram que a senhora mantivesse cuidados básicos com os animais. No pátio de poucos metros quadrados ainda há criação de patos, galinhas e um porco.
A dona de Presente afirmou que ele apareceu com o ferimento há cerca de seis dias e que estava sendo medicado. Segundo ela, desde a tarde de terça-feira ele havia sumido do pátio e não o tinha mais visto. Ela declarou que os outros cães são de sua filha, mas que todos são bem cuidados.


Importante
Presente não será devolvido para a proprietária. Ele ficará aos cuidados da SOS Animais até ficar totalmente curado e depois deve ser encaminhado para adoção.
 
 
 
 

 

Nenhum comentário: