Você esta gostando do Blog?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Protetores dos animais buscam novo presidentes

A Associação Cachoeirense de Proteção Animal (Acapa) elegerá no dia 25 de fevereiro a sua nova diretoria. A atual presidenta, Waldívia Toledo, não pretende permanecer no cargo. Junto com o desafio de encontrar sucessores, a Acapa espera pela aprovação da lei que garantirá um auxílio da Prefeitura no valor de R$ 6 mil. O dinheiro foi prometido no ano passado, mas o prefeito Sergio Ghignatti só mandou o projeto de lei para a Câmara de Vereadores no dia 19 de janeiro, retardando o processo e impedindo que a primeira parcela da ajuda chegasse ainda em janeiro.
O presidente da Câmara, Oscar Sartório, explica que o projeto que atende à Acapa não foi colocado em votação na sessão extraordinária em razão de ter sido encaminhado depois da convocação. “Ele até poderia ter sido incluído na pauta, mas ninguém nos procurou pedindo isso”, argumenta Sartório. A presidenta da Acapa, Waldívia Toledo, garante que falou com o prefeito e com o presidente da Câmara. “Primeiro eu procurei o prefeito. O combinado era que a primeira parcela, de R$ 1,5 mil, seria repassada em janeiro, mas acho que eles esqueceram de mim”, lamenta Waldívia.
BICHOS - A Acapa está cuidando atualmente de pouco mais de 120 cães e gatos e o maior problema é a falta de recursos para a manutenção do espaço onde os animais ficam presos. Segundo Arabela Barros, tesoureira da Acapa, a falta de dinheiro não chega a ser um problema. “O que é preciso mesmo são voluntários para ajudar nos cuidados dos animais e também famílias para adotar os bichinhos. Dinheiro para comprar remédio e comida a Acapa consegue com os associados e colaboradores”, destaca Arabela, que é fundadora da associação.



IMPORTANTE:
O presidente da Câmara, Oscar Sartório, se comprometeu em agilizar a aprovação do projeto de lei que garantirá a subvenção social para a Acapa. “Essa ajuda da Prefeitura foi uma luta minha. Ninguém mais do que eu quer a concretização desta idéia. Eu conheço bem a realidade da Acapa e estou disposto a ajudar”, garante Sartório. O recesso da Câmara de Vereadores termina no próximo dia 17 de fevereiro e no dia 22, acontecerá a primeira sessão ordinária de 2010.

ATENÇÃO
A chácara onde funciona a Acapa é alugada pela Prefeitura, que também paga as despesas de água e luz. A associação tem um funcionário contratado e um casal de caseiros que fazem a manutenção do local. Qualquer pessoa pode se candidatar para assumir a Acapa. Em eleições anteriores, a escolha do presidente era feita somente entre os sócios contribuintes.
FRASE:
“A nossa chácara está lotada e todos os dias chegam mais animais. As pessoas chegam a largar ninhadas inteiras de cães e gatos. O que Cachoeira do Sul precisa é de um canil municipal. Hoje a Acapa está fazendo o trabalho que deveria ser feito pela Prefeitura”
Waldívia Toledo, presidenta da Acapa

Nenhum comentário: